
Saiba que o Código de Defesa do Consumidor é a lei que protege o consumidor dos maus fornecedores. Mas o consumidor também tem deveres. E o principal é aprender a comprar.
Portanto, não basta entrar numa loja física, virtual, atender um vendedor na porta de casa ou por telefone e fechar a compra.
Conheça os detalhes que precisam ser checados
Pesquise preço e qualidade dos produtos .Se estiver numa loja e ver o preço do produto em uma etiqueta, saiba que é obrigatório ter o preço à vista .
Se o produto for vendido a crediário, na etiqueta devem constar o valor total a ser pago com o financiamento, o número, periodicidade e valor das prestações, os juros e os acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento .
Se pagar com cheque, faça nominal, ele serve como comprovante de pagamento .
Converse com amigos e parentes que já compraram o produto ou contrataram o serviço para ter referências.
Não acredite nas promessas de vendedor. Peça tudo por escrito .
Exija que o produto que você vai levar seja testado na sua frente .
Ao pegar a embalagem no setor de pacote, confira se o produto está mesmo lá .
Verifique se acompanha o produto o termo de garantia (e de quanto tempo é a garantia) e a relação de assistências técnicas autorizadas .
Se o produto é para ser entregue pela loja, peça que o vendedor escreva na nota ou no pedido a data em que efetuará a entrega (caso atrasem, você tem prova de que não cumpriram o combinado e poderá pedir o cancelamento da compra sem ônus) .
Exija sempre os manuais de instrução (em português) .
Atente-se para a voltagem e prefira produtos com selos de certificação.
Guarde a nota fiscal .
Informe-se sobre a política de troca da loja em caso de defeito ou por tamanho errado .
by PW
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