Londres - Há três anos, Graham Clements, diretor da multinacional japonesa Ishida no Reino Unido, decidiu se livrar do seu BlackBerry e o entregou ao seu departamento de TI para reciclagem. No início do mês passado, no entanto, o mesmo aparelho foi um dos tópicos principais da reunião de diretoria que ele convocou assim que voltou das férias. O aparelho e, especialmente, os dados que ele continha haviam voltado para assombrar o executivo.
O BlackBerry descartado por Clements havia sido repassado para uma empresa especializada na reciclagem e venda de usados. Ele continha dados vitais sobre planos de negócios, estrutura da empresa, detalhes da conta bancária e até informações sobre seus filhos – itens que, aparentemente, haviam vazado.
Clements não foi o primeiro a cometer esse tipo de deslize. É praticamente impossível que uma pessoa “comum” consiga apagar todos os dados de um celular: ao contrário do PC, que possui arquitetura aberta, os telefones celulares são verdadeiras caixas-fortes em termo de alocação de dados. “Levamos anos negociando com a Nokia para que ela nos fornecesse meios de apagar os dados de telefones da marca”, revela Jon Godfrey, diretor da Sims Lifecycle Services, empresa especializada na reciclagem de celulares. “Temos que implementar um processo diferente para cada fabricante. Para eliminar completamente os dados de um celular, temos que acessar sua memória e os fabricantes não querem ensinar ninguém a fazer isso por várias razões comerciais”.
by PW
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Os dados do seu smartphone,celular, blackberry foram apagados???
Marcadores: notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário