segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Novas leis e regras de Call Center, conheça



















Entra hoje em vigor as novas regras para serviços de Atendimento ao Cliente, o chamado SAC. São uma série de mudanças visando mudar justamente aquilo que levou as empresas do setor de telefonia fixa e móvel a assumir o primeiro lugar no ranking de reclamações do Procon.
Mas nem todas as empresas que prestam serviço de atendimento ao cliente estão obrigadas a cumprir a lei, como setores de água e gás, de varejo, indústrias de roupas e alimentos, além de cartões de crédito disponibilizado por lojas de departamento.
A multa aplicada pelo descumprimento das regras pode variar de R$ 200 a R$ 3 milhões dependendo da gravidade do caso.


Principais mudanças das novas regras do SAC:


  • Primeira gravação deve conter opções para atender, reclamar e cancelar

  • Ligação para o setor que resolva o problema deve ser transferida em no máximo um minuto

  • Em casos de reclamação e cancelamento do serviço, não será admitida a transferência da ligação

  • Todos os canais de atendimento devem estar aptos a cancelar o serviço, o que deve ser feito imediatamente após a solicitação do cliente, mesmo se o cliente tiver dívidas

  • A empresa não poderá pedir que o consumidor repita a sua demanda

  • Anúncios nos momentos de espera estão proibidos

  • O consumidor pode solicitar acesso ao conteúdo da gravação e ao histórico de atendimento

  • SAC deve estar disponível por 24 horas por dia e sete dias por semana

  • Deve ser garantido o acesso a pessoas com deficiência auditiva e de fala
    • by Rooco

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