Prêmio às piores multinacionais de 2008
Consumers International aponta Tesco, Kellogg’s, Eli Lilly, Samsung e Toyota como marcas que abusam dos direitos dos consumidores.
A Consumers International, a federação global de organizações de consumidores, divulgou as cinco empresas ganhadoras dos Prêmios das Piores Empresas de 2008. Este é o segundo ano em que a entidade destaca o comportamento irresponsável das principais marcas do mundo, pondo em evidência abusos inaceitáveis aos direitos dos consumidores ocorridos nos últimos doze meses. As indicações aos Prêmios das Piores Empresas de 2008 são propostas por organizacões membros da CI, e outros grupos convidados.
E o oscar vai para...
Tesco: uma das principais redes de supermercados britânicos: por silenciar as críticas recorrendo a justiça numa demanda de 34 milhões de dólares contra três jornalistas tailandeses que denunciaram o impacto dos planos de expansão da rede varejista nos negócios e direito de escolha dos consumidores locais. Dois casos estão em fase final de mediação, mas um deles envolve processo criminal e pode até resultar em sentença de prisão ao jornalista.
Consumers International aponta Tesco, Kellogg’s, Eli Lilly, Samsung e Toyota como marcas que abusam dos direitos dos consumidores.
A Consumers International, a federação global de organizações de consumidores, divulgou as cinco empresas ganhadoras dos Prêmios das Piores Empresas de 2008. Este é o segundo ano em que a entidade destaca o comportamento irresponsável das principais marcas do mundo, pondo em evidência abusos inaceitáveis aos direitos dos consumidores ocorridos nos últimos doze meses. As indicações aos Prêmios das Piores Empresas de 2008 são propostas por organizacões membros da CI, e outros grupos convidados.
E o oscar vai para...
Tesco: uma das principais redes de supermercados britânicos: por silenciar as críticas recorrendo a justiça numa demanda de 34 milhões de dólares contra três jornalistas tailandeses que denunciaram o impacto dos planos de expansão da rede varejista nos negócios e direito de escolha dos consumidores locais. Dois casos estão em fase final de mediação, mas um deles envolve processo criminal e pode até resultar em sentença de prisão ao jornalista.

Kellogg’s e Lego: prêmio ao perigo óbvio pelos doces que imitan blocos Lego. Há o risco de crianças pequenas quando brincarem com lego o confundirem com o caramelo anunciado e colocar o brinquedo na boca indevidamente.

Eli Lilly: Prêmio às maciças campanhas promocionais e comercialização desenfreada de seu medicamento para disfunção erétil. Por transgredir reiteradamente as regulações de mercado. A publicidade incita os homens a solicitar a prescrição de medicamentos para problemas que em muitos casos dispensariam o seu uso, mas acabam seduzidos por campanhas irresponsáveis de medicamentos.

Samsung : Prêmio a atividade suplementar que inclui venda de armamentos como tanques de guerra, além dos equipamentos eletrônicos, como os televisores. É pouco divulgado que esta empresa atua nesse ramo de equipamentos bélicos.

Toyota: Prêmio pela sua contraditória publicidade sobre carro “verde”, se continua provocando impacto ambiental. Associa seus produtos ao verde indevidamente.Seus veículos continuam utilizando combustíveis não renováveis, que causam danos ao meio ambiente.

fonte: IDEC
by PW
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