
Segundo o infectologista Sérgio Cimerman, do Hospital Israelita Albert Einstein, a rotavirose é caracterizada por diarréia com ocorrência de até 20 evacuações por dia, febre e vômitos, podendo causar desidratação grave, especialmente em crianças.
“O rotavírus é altamente contagioso, pois quando atinge o ambiente familiar, chega a infectar 50% das crianças e 30% dos adultos”, declara o médico.
Desde 2006, está disponível no Brasil uma vacina capaz de prevenir a infecção por rotavírus. A vacina faz parte do programa nacional de imunização, mas apresenta algumas limitações importantes.
São recomendadas duas doses, aos dois e quatro meses de idade. No entanto, a vacina não deve ser aplicada fora da faixa etária preconizada devido ao risco aumentado de reações adversas.
Isto significa que, atualmente, 180 milhões de brasileiros estão expostos ao vírus, sem qualquer tipo de cobertura. Além disto, o medicamento não é eficaz em 15% dos casos.
O recém-lançado Annita reduz significativamente os sintomas da rotavirose como diarréia e vômitos, minimizando assim as chances de complicações como a desidratação.
by PW
0 comentários:
Postar um comentário