Não deixe seu filho ler essa matéria, senão, fazê-lo escovar os dentes pode virar um tormento. Mas fique alerta: o excesso de flúor pode causar problemas em crianças cujos dentes ainda estão em formação.
A fluorose dental é uma doença que se manifesta por meio do surgimento de pequenos pontos brancos na ponta dos dentes recém-formados. Em longo prazo, a mancha pode espalhar, o dente adquirir cor de giz, ficar poroso e se fragmentar.
Somente as crianças são afetadas pela fluorose porque a incidência está ligada à formação da dentição e ao peso do individuo. Uma ingestão diária acima de 0,07ml por quilo de peso representa risco de contrair a doença.
Por isso, é bom que os pais tenham cuidado, principalmente se o creme dental não for a única fonte de flúor. A água da rede de abastecimento público em muitas cidades já é fluoretada exatamente para combater as cáries.
Uma escovação bem feita não exige muito creme dental. A colocação do creme no sentido transversal da escova reduz a quantidade de flúor, o que significa economia de 50% no bolso dos adultos e redução do risco de fluorose para as crianças.
Faça a criança escovar os dentes logo após a refeição. Isso faz com que o flúor eventualmente ingerido acompanhe o alimento no estômago, o que reduziria em 50% sua absorção.
fonte: idec
by pw
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Quando escovar os dentes faz mal
Marcadores: dicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário